O mercúrio e os perigos para a saúde

 

As LFCs contêm mercúrio
Níveis de segurança(
Os organismos internacionais reconhecem claramente a importância de manter o mercúrio fora do meio ambiente(   
Se uma LFC se quebrar
 


As LFCs contêm mercúrio


As LFCs contêm pequenas quantidades de mercúrio o qual é tóxico para os seres humanos, em particular aqueles que estão em desenvolvimento como as crianças e as grávidas. Isto faz parte inerente da tecnologia portanto nunca iremos ter uma LFC que não contenha mercúrio. A maioria das LFCs contém 3 a 5 mg de mercúrio. Eis alguns excertos do artigo da Wikipédia sobre o mercúrio:(    “Um estudo demonstrou que a exposição aguda ao mercúrio (4-8 horas) a níveis calculados de mercúrio elemento de 1,1 a 44 mg/m3 deu origem a dores no peito, dispneia, tosse, hemoptise, diminuição da função pulmonar e evidência de pneumonitis intersticial.”(    “Foi demonstrado que a exposição aguda ao vapor de mercúrio ocasionou profundos efeitos no sistema nervoso central, incluindo reacções psicóticas caracterizadas por delírio, alucinações e tendência ao suicídio.” (http://www.eternaleds.com/The_Definitive_LED_Light_Bulb_Buying_Guide_a/220.htm (
 

Níveis de Segurança
 

A OMS também registou que para o vapor de mercúrio não é possível estabelecer um no-observed-effects-level (NOEL), i.e., nenhuma dose de vapor de mercúrio foi determinada que pudesse ser considerada inofensiva. (http://altmedangel.com/mercury.htm)
 


Se uma LFC se quebrar

 

E o que é que se deve fazer quando acidentalmente se quebra uma LFC? Eis alguns excertos sobre o procedimento para a limpeza, retirados do site do Departamento de Protecção Ambiental [dos EUA: EPA]

*  “Faça com que as pessoas e os animais deixem o aposento e não deixe ninguém passar por cima dos bocados partidos ao saírem.”
*  “Abra uma janela e saia do aposento por 15 minutos ou mais tempo.”
*  “Use fita adesiva, tipo fita adesiva reforço, para apanhar qualquer pequeno fragmento de vidro e de pó que ainda existam.”
*  “Em superfícies duras não use um aspirador ou vassoura para limpar a lâmpada partida.”
*  “Se as roupas ou lençóis de cama tiverem contacto directo com vidro partido ou pó de mercúrio proveniente do interior da lâmpada, que possa aderir ao tecido, as roupas ou lençóis devem ser lançados fora.”

Se um destes globos se partir, a sua casa transformou-se num local de acidente com materiais perigosos. Não deve tocar nenhuma das partes do globo partidas, porque o mercúrio pode ser absorvido pela pele. Tem de usar luvas! Não deve usar um aspirador porque ficará contaminado a você irar espalhar o mercúrio por toda a sua casa a próxima vez que o usar.
    Tenha atenção a quaisquer partículas de poeira; usar uma máscara preveni-lo-á quanto à inalação das partículas. A varredura normal pode fazer com que as partículas fiquem aerotransportadas.

WASHINGTON - Brandy Bridges ouviu as afirmações dos funcionários do governo, ambientalistas e retalhistas como o Wal-Mart, todos empurrando a idéia de substituir lâmpadas incandescentes por lâmpadas de poupança de energia e poupança de dinheiro – as lâmpadas fluorescentes compactas.
    Assim, no mês passado, a residente de Prospect, Maine saiu e comprou duas dúzias de lâmpadas fluorescentes compactas e começou a instalá-las em sua casa. Uma quebrou. Um mês depois, o quarto da sua filha permanece lacrado com plástico, como o local de um acidente de materiais perigosos, enquanto Bridges procura uma forma de saldar uma estimativa de 2.000 dólares feita por uma empresa especializada em limpeza ambiental completa do mercúrio existente dentro da ampola.  (http://www.wnd.com/news/article.asp?ARTICLE_ID=55213)

Portanto não é apenas um aborrecimento ter que fazer a limpeza, mas não é algo que você quer que aconteça, nem sequer uma vez. Os apoiantes das LFCs alegam que as lâmpadas não são frágeis e que não têm tendência a partir, desse modo reduzindo a probabilidade de serem necessários esses procedimentos intricados para as limpar. O facto de elas estarem na casa ou no escritório significa que essa possibilidade sempre existirá. Recentemente, em Fevereiro de 2008, o estado do Maine fez um estudo sobre o manuseamento de LFCs partidas e sobre as precauções necessárias a ter quando as despejamos. O estudo diz o seguinte:
    A concentração de mercúrio no ar do quarto em estudo excede muitas vezes as Normas Ambientais do Ar no Maine (MAAG) de 300 nanogramas por metro cúbico (ng/m3) por um certo período de tempo, com pequenas excursões acima dos 25.000 ng/m3, às vezes mais de 50.000 ng/m3 e possivelmente acima dos ng/m3 devido à quebra de uma simples lâmpada fluorescente. Um pequeno período de ventilação pode, na maioria dos casos, reduzir significativamente as concentrações de mercúrio no ar depois da quebra. As concentrações podem por vezes reaparecer quando os quartos deixam de ser ventilados, particularmente com certos tipos de lâmpadas e durante/depois de se aspirar o mesmo. As leituras de mercúrio a uma altura de 30 cm tendem a ser superiores às leituras a 1,5 m em situações de quartos que não foram aspirados.   
http://maine.gov/dep/rwm/homeowner/cflreport.htm
http://www.eternaleds.com/The_Definitive_LED_Light_Bulb_Buying_Guide_a/220.htm



©2017, BlogTok.com | Plataforma xSite. Tecnologia Nacional